domingo, 4 de setembro de 2011




 Uma das imagens mais tradicionais dos casamentos é o momento do corte do bolo pelos noivos. O bolo, na maioria dos casos, possui vários andares, decoração em pasta americana e é um dos principais itens da festa.
Mas de onde surgiu a tradição do bolo de casamento? Conta a lenda que na Inglaterra Medieval era comum os convidados levarem ao casamento pequenos doces que eram empilhados uns sobre os outros. Se os noivos conseguissem se beijar sobre essa pilha de doces, teriam um casamento fértil e feliz. Muito tempo depois, surgiu o bolo com cobertura de açúcar - como esse ingrediente era muito difícil de se adquirir, quanto mais branco e coberto fosse o bolo, mais influente era a família do casal. Logo depois, a cor branca assumiu o tom de pureza e virgindade, sendo muito usado não só no bolo, como no vestido da noiva.
Hoje em dia, os bolos de casamento ainda são muito importantes, mas já recebem cores, texturas, formatos e coberturas completamente diferentes. Os mais tradicionais ainda preferem aquele bolo de muitos andares e cobertura de pasta americana, os mais ousados já apostam até em pilha de cupcakes para substituir o bolo. E um adereço que vem sempre de mãos dadas com o bolo de casamento é o topo de bolo ou noivinhos - aquele casalzinho que representa os noivos e vem no alto do bolo. Nos dias atuais, também existem muitas opções de topo de bolo, desde os tradicionais feitos de biscuit, elaborados com base em uma foto dos noivos, até os mais modernos, que utilizam casais de pombinhos, bonequinhos antigos, entre outras opções. Outras noivas, preferem dar o acabamento no alto do bolo com flores, que podem seguir o estilo da decoração da festa.
O pão de ló é um dos sabores preferidos para o bolo de casamento, mas com o passar dos anos, novos sabores ganharam espaço, como chocolate, baunilha, nozes, além dos recheios que também variam bastante, como doce de leite, ganache, frutas, brigadeiro, entre outros. Alguns noivos, optam por fazer cada andar do bolo de um sabor diferente, ideia essa que sempre agrada os convidados. Uma outra dica, para aqueles que farão uma festa pequena, mas não abrem mão do bolo de vários andares, é a utilização do bolo cenográfico. Esse bolo é feito de isopor, mas coberto com a decoração do bolo real - nesse caso, os noivos podem optar por ter dois ou três andares de bolo verdadeiro e mais dois de bolo cenográfico, por exemplo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário